top of page
  • contato87998

Erros mais comuns de pensamento

Ás vezes as pessoas se sentem tristes e chorosas e não sabem o porquê. Mas existe um motivo: um pensamento que teve e que não conseguiu identificá-lo.

Esse pensamento é chamado de pensamento automático negativo, por ser avaliativo, rápido e errôneo, por exemplo, “nada dá certo pra mim”. Para conseguir identificá-lo, a pessoa deve se perguntar: “o que estava passando pela minha mente quando me senti daquela forma?”. Nesse momento é importante se questionar se esse pensamento é real ou não, pois a tendência é sempre considerá-lo como uma verdade.

O pensamento automático negativo pode ser classificado de acordo com a maneira que a pessoa interpreta os eventos que ocorrem em sua vida. Essas interpretações distorcidas são chamadas de erros cognitivos, sendo os mais comuns:

• Catastrofização: pensa sempre que o pior vai acontecer e que não há nada que se possa fazer. “Será horrível se eu não conseguir!”. • Leitura Mental: acredita que sabe o que os outros estão pensando, deixando de considerar outras evidências. “Ele não me cumprimentou, deve estar bravo comigo”. • Desconsiderando o Positivo: é a tendência a rejeitar experiências ou fatos positivos por insistir que “não contam”, por qualquer motivo. “OK, eu terminei todo o trabalho hoje. Mas e daí? É o mínimo que deveria fazer”. • Generalização: tira uma conclusão negativa radical baseada em um único incidente. “Tudo sempre dá errado pra mim”. • Pensamento dicotômico: tendência a interpretar todas as experiências em termos de categorias opostas e polarizadas (tudo/nada, sempre/nunca). “Se eu não me sair sempre bem (no trabalho), é por que sou um fracasso”.

Todas as pessoas cometem erros cognitivos, mas quando a freqüência é intensa pode trazer sofrimento, a Terapia Cognitiva pode ajuda-lo com esses erros, a pessoa se sentirá melhor em relação a si mesma, aos outros e ao mundo, o que por sua vez permitirá lidar com seus problemas e dificuldades, de maneira mais produtiva e tomar as medidas necessárias para melhorar sua qualidade de vida.

Referência:

http://www.psicologapaulareani.com.br

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp (1).png
bottom of page