• contato87998

Depressão

O modo como as pessoas interpretam uma situação é que vai determinar as suas emoções e os seus comportamentos, sendo que a sua interpretação é influenciada por crenças que foram desenvolvidas durante sua vida. O paciente deprimido apresenta pensamentos disfuncionais relacionados a: - visão negativa de si, avaliando-se autodepressiativamente, julgando-se incapaz, sem valor e com baixa auto-estima; - visão negativa de mundo, ele interpreta erroneamente a sua relação com o ambiente e com as pessoas, considerando os obstáculos como sendo insuperáveis; - visão negativa de futuro, quando o paciente faz projeções a longo prazo, acredita que seus problemas atuais irão continuar ou aumentarão. É a partir dessas interpretações negativas que os sintomas da depressão aparecem: tristeza, choro e sentir-se só (por exemplo, achar que está sendo rejeitado ou abandonado); falta de energia e apatia (por achar que é um fracasso e que seus esforços serão em vão); desejo suicidas (por achar que os problemas não tem solução); baixa auto-estima (em função da visão negativa de si), além de outros sintomas como perda de prazer e interesse, sentimento de culpa e punição, agitação e irritação, perda de interesse sexual, indecisão, alterações de padrões de sono e alimentação. A depressão também pode ser vista como um transtorno cognitivo, pois o paciente apresenta distorção de pensamento, com uma tendência negativa, por isso o objeto de intervenção da terapia cognitiva é o pensamento disfuncional, onde o psicólogo vai ajudar o paciente a pensar e agir de forma mais realista e adaptativa em relação aos seus problemas, reduzindo os sintomas físicos e promovendo a reestruturação cognitiva, desenvolver pensamentos alternativos a respeito de uma situação, ao invés de ter como única a primeira interpretação que lhe vier a sua mente.

Referência: