Coaching
A palavra de origem inglesa coach era utilizada para denominar a pessoa que conduzia a carroagem, posteriormente foi introduzida nos esportes para identificar o treinador, responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento dos atletas. Em seguida passa a ser utilizada nas organizações, nos programas de desenvolvimento de liderança e hoje é aplicado também no âmbito pessoal.
Coaching é um processo de ativação que consiste em incentivar as pessoas a terem iniciativa, assumirem maiores responsabilidades, correrem riscos calculados e aprenderem com os revezes (Ane Araujo, 2011). Coach é o profissional que utiliza procedimentos específicos para auxiliar seus clientes a gerarem mais realizações e resultados. Coachee é o cliente que apresenta prontidão para a mudança, o que nem sempre significa ter claramente estabelecido seus objetivos.
O processo de coaching é de curto prazo, vinculado a metas claramente definidas e orientado para o sucesso. O coachee é estimulado a viver o presente e a ser protagonista da sua vida. Os benefícios são:
* elevação do humor,
* comunicação mais assertiva,
* maior capacidade de decisão e determinação,
* flexibilidade diante das mudanças,
* maturidade para lidar com os conflitos,
* e aumento da produtividade.
|